Seguidores

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SUS começará a vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

Imagem: Divulgação
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra o papilomavírus (HPV), com quatro milhões de doses que serão distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano, em março, pelo SUS. O insumo, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, a partir do ano seguinte, será ofertado também para meninas de 9 e 10 anos.

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses e a terceira, em cinco anos. A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHA!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu