Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Asteroide vai passar “raspando” na Terra hoje



         Astrônomos vão observar evento às 5h59 da tarde, horário de Brasília


Um asteroide deve passar bem próximo da Terra nesta sexta-feira (31), às 5h59 da tarde, no horário de Brasília. Ele passa a cerca de 5 milhões de quilômetros do planeta — distância que é considerada pequena nos padrões da astronomia.
Telescópios vão ser usados na observação da trajetória, que, segundo os especialistas, não deve afetar a Terra.Essa será a menor distância que o asteroide, o 1998 QE2, ficará da Terra pelo menos nos últimos dois séculos.
Segundo a Nasa, o 1998 QE2 não desperta muito interesse para astrônomos e cientistas que pesquisam asteroides considerados perigosos, mas para os que trabalham com astronomia de radar e têm um telescópio de pelo menos 70 metros à disposição.
A aproximação do asteroide à Terra será examinada por dois grandes telescópios — o Observatório Goldstone, na Califórnia, e o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

O astrônomo Lance Benner, do Observatório Goldstone, explicou que os telescópios de Goldstone e de Arecibo esperam obter imagens de alta resolusão que possam revelar a riqueza característica da superfície do asteroide:

— Sempre que um asteroide se aproxima, ele fornece uma importante oportunidade científica para estudá-lo em detalhe para compreender o seu tamanho, forma, rotação, características da superfície, e o que eles podem nos dizer sobre sua origem. Também vamos utilizar as novas medidas de radar de distância e velocidade do asteróide para melhorar o nosso cálculo de sua órbita e calcular o seu movimento.
O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em agosto de 1998 por astrônomos do projeto Linear (Lincoln Near-Earth Asteroid Research), do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O nome do asteroide vem da organização Centro de Planetas Menores, em Cambridge, que o nomeia de acordo com um sistema alfanumérico que demonstra a data em que o corpo celeste foi descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHA!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
PARAIBA, Brazil